Capital do Canadá: Ottawa (População, Clima, Custo de Vida e Fotos)

A capital do Canadá é a cidade de Otava (não Toronto, como muitas pessoas erroneamente pensam).

Onde fica Ottawa?

Ottawa situa-se no sudeste do Canadá e é a capital deste belo país. A cidade está localizada na junção de duas províncias: Ontário de língua inglesa e Quebec de língua francesa. Foi a sua localização que fez dela a capital do Canadá: a rainha Vitória escolheu um compromisso entre Toronto, de língua inglesa, e Montreal, de língua francesa.

Ottawa está situada numa zona de planície baixa. A cordilheira mais próxima é a das Montanhas Apalaches. Ottawa, tal como o resto do Ontário oriental e a província do Quebeque, situa-se no Fuso Horário do Leste da América do Norte.

História de Ottawa

Ottawa é uma capital relativamente recente do Canadá, tendo sido a capital desde meados do século XIX.

Os primeiros colonos chegaram a Ottawa no início do século XIX e construíram algumas cabanas de madeira e uma serração.

Sendo uma grande cidade, Ottawa tem o seu próprio carácter e história. Fundada em 1820, a cidade foi chamada Baytown até 1855. Recebeu esse nome em homenagem a John Bai, que supervisionou a construção do Canal de Rideau.

Como é que Ottawa se tornou a capital do Canadá?

Em meados do século XIX, quando o Alto Canadá (Ontário) se uniu ao Baixo Canadá (Québec), foi levantada a questão sobre a capital da província unida. Muitas grandes cidades canadianas (incluindo Montreal, Quebec, Toronto e Kingston) competiram pelo direito a receber este estatuto.

Complicando o problema, os canadianos franceses – então quase metade da população – opuseram-se fortemente à colocação da capital na região de língua inglesa, enquanto ao mesmo tempo Montréal, a maior cidade do Canadá, foi hostil às autoridades reais e o Governador-Geral do Canadá, Lord Elgin, foi atacado e o edifício da Assembleia Legislativa incendiado em 1849.

O projecto de uma capital “móvel”, que se desloca de Toronto para o Quebec e volta de quatro em quatro anos, revelou-se excessivamente caro.

A questão de uma capital permanente acabou por ser submetida à Rainha Vitória que, a conselho dos funcionários coloniais, decretou em 1857 que Ottawa deveria ser a capital devido à sua posição na fronteira do Alto e Baixo Canadá e à sua mistura de populações anglo-francesas e francófonas. As ligações de água e ferroviárias também desempenharam um papel, assim como a sua distância relativa da fronteira dos EUA, o que assegurou menos influência em tempo de paz e menos ameaça para a capital em caso de guerra.

Hoje, Ottawa é o centro político do país. As principais instituições governamentais e administrativas estão aqui localizadas: o parlamento, ministérios e departamentos. Devido a isto, Ottawa é por vezes chamada a cidade aborrecida dos burocratas.

População de Ottawa

Segundo o censo de 2016, Ottawa foi a quarta cidade mais populosa do Canadá.

A população de Ottawa, que era 44.000 no censo de 1891, excedeu 990.000 em 2019 (o que inclui comunidades acrescentadas às fronteiras municipais em 2001). A população da área metropolitana de Ottawa-Gatineau excedeu 1,4 milhões em 2019.

A concentração da cidade em escritórios governamentais e empresas de alta tecnologia fez com que a população de Ottawa tivesse um dos mais altos níveis de educação do Canadá. No Censo de 2006, 38,3% da população com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos tinha pelo menos um primeiro diploma universitário (em comparação com apenas 24% da população de Ontário como um todo).

Nas últimas décadas, Otava registou um rápido aumento na percentagem de residentes de minorias étnicas visíveis (na sua maioria negros e asiáticos). Linguisticamente, 65% da população da cidade fala inglês como primeira língua, 15% falam francês e 18% falam outras línguas.

Ottawa é uma cidade predominantemente cristã, o centro da Arquidiocese Católica Romana de Otava. É também o lar da diocese anglicana.

Deixe um comentário